Embora a morte seja inevitável, por que é tão difícil aceitar e lidar com a perda de alguém?
Após perder uma pessoa especial, o luto é um processo doloroso que pode levar o enlutado a sentir-se impotente e ter dificuldade em controlar sua vida, podendo passar por um período de recolhimento emocional que envolve tristeza e choro constantes.
O processo de aceitação das perdas inclui as fases do luto, que são elementos cruciais. É curioso observar que, apesar de termos consciência da nossa mortalidade, não estamos preparados para lidar com ela, precisando do tempo necessário para serem vividas todas as etapas.
Aprofundando-se neste assunto, a psiquiatra americana Elisabeth Kübler-Ross se interessou por entender como as pessoas lidam com a morte e o luto emocional. Ela observou que muitas vezes as pessoas evitavam falar sobre a morte, o que acabava gerando ainda mais sofrimento.
Em seu livro, intitulado “Sobre a Morte e o Morrer”, abordou os cinco estágios que estão relacionados ao processo de luto. Esses estágios são considerados referências importantes para compreender como ocorre a evolução emocional das pessoas que estão enlutadas, permitindo uma compreensão mais clara e simples de como gerenciar o luto.
Entenda cada um deles:
1° estágio: negação
A fase inicial de negação representa a reação de choque e defesa diante da perda, porém, é uma etapa temporária e relativamente curta. Apesar da resistência inicial, a pessoa tende a se adaptar à nova realidade e progredir para a próxima fase.
2° estágio: raiva
Quando a negação não é mais possível e a pessoa enfrenta uma mágoa intensa, dor, culpa, medo, revolta, inconformismo e ressentimento, é importante que as pessoas próximas ajam com cautela, pois as reações da pessoa enlutada podem ser incoerentes e imprevisíveis.
3° estágio: barganha
Caracterizado pelo momento no qual a pessoa que está lidando com o luto pode tentar negociar com a sua dor ou com uma entidade superior, seja o universo, Deus ou outros símbolos de crença, como uma forma de aliviar o sofrimento.
4° estágio: depressão
Ocorre o acúmulo de sentimentos profundos de tristeza, solidão e saudade, o que pode afetar o seu bem-estar físico e emocional. É importante a intervenção ativa das pessoas mais próximas para evitar que o luto se torne uma depressão silenciosa.
5° estágio: aceitação
Não significa a ausência de saudade ou dor, mas sim, o sossego dos sentimentos e a capacidade de seguir em frente. O luto é um processo que demanda tempo e apoio emocional, e a fase da aceitação representa a transformação da pessoa enlutada em alguém que enfrentou e superou a perda.